30 abril 2009

Estranho, eu não sou... Ludi




SCHERZO*

Universidades dos mortos. Sussurros e murmúrios. Das suas tumbas (cátedars), os filósofos mortos atiram os seus livros sobre Hamle. Galeria das mulheres mortas. A mulher na forca. A mulher com as veias cortadas. Etc. Hamlet contempla-as com a postura de um visitante de museu (teatro). As mulheres mortas rasgam-lhe as roupas do corpo. De um caixão erecto com a epígrafe HAMLET 1 saem Cláudio e, vestida e caracterizada de puta, Ofélia. Strip-tease de Ofélia.


Ofélia

Queres comer meu coração, Hamlet? (ri)

Hamlet (as mãos diante do rosto)

Quero ser uma mulher.


Hamlet veste as roupas de Ofélia. Ofélia pinta nele uma máscara de puta. Cláudio, agora pai de Hamlet, ri sem ruído. Ofélia joga para Hamlet um beijo com a mão e retorna com Cláudio / pai de Hamlet para dentro do caixão. Hamlet em pose de puta. O rosto sobre a nuca: Horácio. Dança com Hamlet.


* HAMLET MÁQUINA -Tradução de Márcio Aurélio




30 de abril de 2009
casa da ludimila
às 16hs.
Flávio Rabelo, Patrik Vezali e Ludimila Castaheira.





Oi, querido!
Tenho estado muito contigo: no meu projeto de mestrado estou falando da performance que acontece fora do circuito das galerias, utilzando-se de espaços que não são tidos naturalmente como "espaço da arte". Impossível não mencionar o seu trabalho.
Beijo grande, e que essa sua estrelinha se mantenha brilhando forte assim.

--

é bom saber que estamos juntos rsrsrrsrs. inclusive, segunda que vem, dia 6 eu vou fazer uma ação no centro de campinas, te aviso a hora certa durante a semana, ok? quem sabe rola de você aparecer por lá, né?

Esta pergunta sobre o invisível ta martelando na minha cabeça e resolvi dividir a dúvida com os amigos....

nos falamos

beijos e mais uma fotinha pra tu.


--

O Invisível que me atravessa é feito, talvez, e em sua maior parte, do medo de ser livre, e também dos anos que, justamente por esse medo, estabeleceram o hábito de uma criatura cabisbaixa, profunda e, graças aos deuses, bastante besta.

Me avise sim, querido, eu quero estar lá.
Beijo!


--

também acho que o invisível que me cerca tem muitos medos, sempre me senti atravessado por esta estranha sensação que as vezes chega a me paralisar, mas que também me joga em outras direções e me tira do lugar. Penso também nas coisas que não sabemos nominar. comigo acontece de não achar nomes para dizer o se passa no meu corpo, ando procurando palavras, ando procurando perceber cada vez mais os detalhes das coisas para saber se assim posso nomeá-las. Ao mesmo tempo penso que há coisas que não precisam de nomes, coisas que devem continuar assim. tentar ver o invisível pode ser apenas um jeito de dizer? pode ser apenas ver do seu ponto de vista o que os outros não vêm?

(...)

tenho outro assunto pra falar com você; na verdade, um convite.

É assim, com o "Estranho, eu não sou Hamlet" eu comecei uma outra série de performances que tenho chamado simplesmente "eu não sou", ou série "I'm not". Esta performance trabalha basicamente com a ação de 'vestir o outro' e tenho desenvolvido ela apenas com mulheres por conta da pesquisa para Ophélia. Há a idéia das roupas como camadas do que somos, como camadas de nossa pele, identidade, projeções, medos, desejos... Assim, vestir as roupas destas mulheres é pra mim entrar em contato com esta intimidade revelada, é também criar e ou aprofundar vínculos. Fiz a primeira vez no Rio, tem fotos no blog pra você ver. Resumidamente, eu peço para alguma mulher que eu conheça e que por algum motivo me sinta vinculado a ela para escolher entre suas roupas e acessórios pessoais uma produção para que eu vista. No Rio, fiz com várias mulheres ao mesmo tempo e num lugar público com pessoas assistindo, mas agora, pretendo iniciar uma nova fase, mais dentro do espaço privado da mulher convidada, uma por vez. pretendo fazer a performance nas casas destas mulheres; apenas eu, ela e, no máximo, mais uma pessoas para fazer registros. Gosto da idéia dos registros feitos por esta mulher também enquanto eu realizo a ação. esta performance tem como um dos objetivos principais a produção de imagens - eu, devir mulher. 

Minha vontade é começar esta nova fase com você. Topas?

Só precisamos ver um dia melhor para esta visita, um dia em que sua casa esteja bem calma e que a gente possa ter umas 2 ou 3 horas so pra isso. Se te interessar se ver em meu corpo rsrsrsrr combinamos estes detalhes, ok?

sobre segunda, vai rolar, mas ainda to esperando uma resposta pra decidir a hora certa. tb te aviso.

segunda no centro vai ser "Estranho, você não é cego".

nos falamos

beijos querida

e mais uma fotinha rsrsrsrsr


--

Como eu disse ontem: cuper topo mesmo, é só marcar!
Beijo!
PS: Também acho que algumas coisas não têm nome... Tem inclusive uma frase de um quadrinista, que eu acho que serve para algumas ocasiões perfeitamente: "Se precisa perguntar, é porque não vai enteder"... Há coisas universais, eu acho... qu e não se nomeiam,  que tudo que é sensível sente... Mas sente à sua maneira, então elas são microscópicas também... Enfim... Rsrsrsr... Esse papo rende.


--

então,

dia 20 de abril, segunda feira, às 16hs na sua casa, pode ser?

uma coisa importante que acho que não deixei claro: caso você sinta vontade de propor alguma coisa para mim enquanto estrutura de ação, algo que te interesse enquanto artista e pesquisadora, fique a vontade. Gosto de pensar em 'encontro' mesmo, então o ideal que a experiência seja alegre para ambos, que você esteja fazendo algo que tenha relação com suas inquietações do momento. Estou aberto para conversar sobre qualquer proposta/alteração que deseje fazer na estrutura interna da ação.

Outra coisa é sobre o registro, estou na dúvida, só mesmo ou com uma terceira pessoa???


beijos


--

Pois é... eu gostaria que fosse na semana que vem, porque na seguinte eu começo a dar aulas às segundas, terças e quartas, sempre à tarde... A não ser que pudesse ser de manhã ou em alguma quinta, que é o dia que eu não dou, nem tenho aula (na sexta eu tenho)... Aff!
Sobre uma proposta de ação, prefiro pensar um pouco mais... Ando pensando em algumas coisas, mas acho que não se adequam à  essa situação mais intimista de sermos duas (ou três pessoas)... Bom, eu gosto de fazer fotos, bastante, ou de filmar, que seja... Mas sei que, o Patrick, por exemplo,  tem um bom olhar que pode ser legal para essa geração de imagens de que necessita a ação. A não ser que o registro seja mais adequado de ser feito por uma mulher tb. Ou seja: não sei! Rsrsrsrs.
Vamos nos falando... Veja como você está de horários para a próxima semana, e essas coisas, mesmo porque, tem a ação de segunda-feira, né?
Abraço!


--

Pode ser na quinta, dia 30 de abril?

só eu e você mesmo (já são muitos rsrsrrsrsrsr). você fotografa e filma, blz?

tipo as 16:30 ta bom pra você?

bjs


--

Ok! Confirmadíssimo!


--

ótimo


--

blz. valeu. dia 30 eu pego com vc.

Por sinal, sobre isso, você tem máquina fotográfica ou filmadora para o dia da performance aí?

outras coisas que estive pensando:

-  pra mim não há problema se os meninos estiverem aí na hora da performance

- o silêncio pra mim vai ser importante, mas é algo que trabalho mais internamente, não me incomodo com nenhum tipo de barulho externo, inclusive, se quiser escolher uma trilha musical pra gente ficar ouvindo, ótimo :)

- a idéia é o patrik ir preparar um lanche pra gente comer, algum problema? podemos usar a cozinha? vai ser algo simples mesmo.

- gostaria de terminar a performance com uma conversa (gravada em video) sobre a experiência gerada, informal.

- você tem alguma sugestão?


beijos


--

Puxa vida, Flávio... para não dizer que não tem, tem máquininhas fotográficas analógicas, e só.... Uma pena.
Os meninos provavelmente vão estar aqui, mas mexendo com suas próprias coisas tb, então é possível que não os vejamos muito.
o Patrik super pode usar a cozinha, e eu penso sim em algo para a gente ouvir. Pensei, inclusive numa ação para você: contar um segredo. Não um segredo seu, exatamente, mas a postura de quem conta segredo: o cochicho, o escondido... Veja o que acha.
Tudo ótimo sobre a conversa para encerramento do trabalho também.


Beijinho!


--

viva o invisível que nos atravessa; muito interessante você sugerir o 'segredo' e principalmente em relação 'a postura de quem conta segredo: o cochicho, o escondido...', pois é este o 'estado' que procuro me colocar nas ações que realizo. Todas, em menor ou maior grau, tem vizinhança com esta atitude: gerar um momento de encontro quase 'em segredo'. Nesta fase 'hamlet' principalmente. Perfeito :)

eu levo a nossa máquina e vou ver se consigo mais alguma, nem que seja celular mesmo.  como gostaria de ter imagens em formatos diferentes não acho ruim usar analógicas tb, acho que tenho um filme p&b aqui, vou conferir. E posso comprar um também, caso você goste deste processo e queira usar sua máquina. Também tenho uma cannon analógica q posso levar ja com o filme.

Possivelmente eu leve o lap do Patrik tb pq tem cam e faz filminhos que não ficam muitos pesados. Podemos deixar um arquivo de texto aberto também, assim se der vontade de escrever algo...

vamos nos falando

beijos


--

Nossa, que sintonia!
Que legal...
Então, as máquinas que têm aqui em casa são bem domésticas mesmo, assim, talvez a cannon seja legal.
Aiai... quero que chegue logo! Já tenho as peças e acessórios escolhidos.

Beijinho!


--

rsrs

eu também to numa ansiedade super boa pra este encontro, mas chega ja, faltam 15 dias só.

e no mais, tudo certinho???


--

Oi Ludi,

eu so vi este vídeo também e fiquei muito impressionado, não a conheci pessoalmente, mas ela era de Sampa e ja 'sumiu' do local onde vivia. Soube que tem uma menina no mestrado em Brasília que ta estudando a vida dela (Luciana) como obra de arte, relacionando a conceitos da performance. Ja fiz o contato com ela através de um amigo em comum, e ela me mandou este texto que te envio em anexo.

Pra mim ela é Ophélia kkkk louca e lúcida, devorando e sendo devorada por tudo ao redor :)

Sobre quinta feira (ta chegando!!!), tudo certo?

chegamos aí por voltas das 16hs e acho que até as 18hs ja terminamos.

Gostaria de saber se você se importa que eu publique no blog nossa troca de email para articular este encontro; pretendo postar amanhã junto com uns textos do Heiner Miller (hamlet máquina).


--

Eu achei que você a tivesse filmado (à Luciana)... Ainda pensei: olha a paciência do Flávio em legendar isso... rsrsrsr.
Para você é a Ophélia, já o Rô disse que é o fantasma pop do século 20, perambulando pelas ruas... E acho que podem ser as duas coisas.
Sim, para amanhã está tudo certinho, e eu não me importo de você publicar os nossos e-mails para organizar isso.
Queria saber se você prefere fazer suas ações no quarto ou na sala, já que essa é interligada à cozinha, onde o Patrick vai estar (aliás, o que énecessário ter aqui em casa para o trabalho dele?). Mas acho que isso a gente pode ver amanhã mesmo.
Beijinho! 



(...)

Nenhum comentário: