10 dezembro 2007

Rede de Afetos_1




Vou começar a tecer a rede de afetos que influenciam a criação deste trabalho em processo. Começo com algumas imagens da intervenção urbana DESENHO DO DESEJO dos Saudáveis Subversivos

*Mapeado pelo Rumos Itaú Cultural – artes visuais e pela Rede Nacional de Artes Visuais da FUNARTE – Este projeto consiste numa construção de obras visuais coletivas, produzidas por diferentes grupos de pessoas em diferentes lugares da América Latina. Desenho do Desejo esteve presente no ENTEPOLA – Encontro de Teatro Popular Latino Americano – 2005, em Santiago do Chile; no FSM – Fórum Social Mundial – 2005, em Porto Alegre, dentro da programação do Museu Vivo da Diversidade; no Palco Giratório – 2006, Maceió-AL; no Terreiro de Jesus, Pelourinho – Salvador-BA; e no FAZ – Festival da América do Sul – Brasil/Bolívia – 2006.
O processo acontece com o foco voltado para uma pratica criativa, onde se instaure uma obra performática. A série de acontecimentos performáticos transitam por instaurações que mesclam happening e interatividade, inserindo performers como criadores/criaturas num ambiente provocativo, onde atuamos com diferentes grupos de pessoas na confecção de obras coletivas.
Para os Saudáveis Subversivos este é um projeto muito vivo, pela imprevisibilidade, pelo risco de se surpreender ou decepcionar-se com as reações das pessoas. Esse caos do acaso é vida que se renova a cada segundo, numa eterna contemporaneidade instintiva.
Colocando os impulsos, ações e reações em jogo e análise, podemos refletir sobre cada nova decisão tomada por um performer (atuante consciente) ou um receptor (atuante inconsciente de que sua simples presença consiste em cena, onde arte, vida e reflexão compõem o texto dialético da obra). Observamos os panoramas encontrados a cada nova instauração e questionamos nossas próprias conclusões.
Em Desenho do Desejo a ação libertária acontece dentro da proposta de construção de um espaço criativo coletivo, que provoque a interatividade através da total liberdade criativa e técnica, pondo em reflexão a coragem, a participação, a vontade, o repartir o seu espaço e o respeitar a igualdade das diferenças como um todo.

*texto de Glauber Xavier retirado site do grupo.

Nenhum comentário: